As primeiras audiências de conciliação com os precatoristas alcançaram mais de 70% de acordo, na tarde desta quinta-feira (14), na Sala da Central de Conciliação, com a participação da Procuradoria-Geral do Estado.
Foram realizadas 11 audiências e oito credores aceitaram o acordo, resultando no valor total negociado de R$ 163.283,70. Dois representantes solicitaram a suspensão da audiência para conversar com a parte e, nos próximos dias, elas serão remarcadas. Apenas um negou o acordo. O representante, neste caso, receberá o valor histórico, e será gerado um novo precatório com a complementação, para o final da fila. Todos os nove precatoristas recebem o valor em 15 dias úteis. As audiências duraram cerca de 20 minutos cada.
Maria Lopes de Lima, filha da precatorista Nancy Lopes de Lima, falecida em 2001, aceitou o acordo. "O Estado está fazendo a sua parte dele, e nós também temos que fazer a nossa. Esta é a minha contribuição para o Estado crescer, e espero ter feito minha parte, pois somos todos gaúchos", afirmou. O precatório de Nancy era de 1999 e foi dividido com mais quatro herdeiros.
Segundo a procuradora do Estado Patrícia Pereira, as negociações foram positivas. Ela lembrou que, para ser alcançado este resultado, as finanças do Estado, primeiro, foram colocadas em ordem.
Nesta sexta-feira (14), serão mais 13 audiências, com início também às 14h, na Sala da Central de Conciliação, no terceiro andar do Palácio da Justiça.