O escritório da Junta Comercial, que funciona dentro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista, permite que empresas sejam abertas em até uma hora. A proposta é dinamizar o ambiente de negócios da cidade.
O atendimento agilizado está disponível de segunda a sexta-feira (com exceção das terças-feiras), das 9 horas às 16 horas, na rua Boa Vista, 43, Centro.
O empreendedor interessado deve comparecer com os documentos necessários e, uma hora após serem protocolados, se deferidos, a certidão ou documento registrado já estará disponível.
O empresário que for associado à ACSP tem condições especiais para pagamento do serviço de abertura de empresa.
O prazo de uma hora aplica-se a empresas criadas a partir de decisões singulares da Jucesp. Entram nessa categoria modalidades como EI (Empresário Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), Sociedades Limitadas e cooperativas.
“Essa é uma iniciativa importantíssima e que atinge praticamente 90% dos empreendedores que vem à ACSP para abrir seus negócios”, diz Renan Luiz da Silva, advogado e administrador do escritório regional da Jucesp na ACSP.
“Com essa decisão de agilizar a abertura de empresas, a ACSP mantém sua tradição de simplificar a vida do empreendedor. Quanto mais facilidades ele tiver, melhor para todos. Sem contar que isso vai ao encontro dos esforços que o governo vem fazendo para reduzir prazos de abertura de empresas e reduzir burocracias”, comenta Marcel Solimeo, economista da ACSP.
OUTROS SERVIÇOS
Além da facilidade de abrir empresas em até uma hora, a ACSP disponibiliza outro serviço para facilitar a vida dos empresários, o Balcão do Empreendedor, que permite facilidades como emissão de certificado digital e certificado de origem, mediação e arbitragem de conflitos empresariais, entre outras.
Esses serviços também estão disponíveis nas 15 distritais que a entidade possui na cidade.